Aqui o Vitorino é que a leva!

Anteontem, enquanto suava as estopinhas para atingir a meta dos dez quilómetros a que me havia proposto, num dos televisores que o ginásio por lá tem assomava António Vitorino. O Tónio, em tempos uma promessa do PS, é daqueles que sempre se eclipsam quando toca a chegar-se à frente embora sejam sempre uma eminência parda. Muita coisa da governação e das escolhas que se fizeram passau pelo fino crivo do cavalheiro, mas como está nos bastidores ninguém fala do menino ladino.
Digamos que engrossa a coluna dos que adoram dar um palpite na governação, um parecer ali, sorrir acolá, uma perninha ali e dinheiro quanto baste na carteira.
É dos tipos que, fosse ele candidato ao que fosse e o meu voto tinha-o no …!

Bom, mas conforme vos dizia, quando aquela carequinha me apareceu no ecrã soçobrava eu ali pelo quinquagésimo minuto, temendo já pela laboriosa empresa a que me entregara.
Mas, e num repente, recordei que lera não sei onde que o cavalheiro, por cada Assembleia-Geral da GALP, a que preside, se afiambra com 50.000€!
Deu-me cá umas ganas que os restantes trinta minutos os fiz em menos dum fósforo … não ouvia o tipo, mas olhava para ele e, embora saiba bem que os tempos são de quaresma, não conseguia afastar do pensamento um nome muito feio ... e cada vez que ele me martelava nas entranhas, era mais um minuto ganho!

13 comentarios:

António de Almeida disse...

António Vitorino se me recordo teve um problema fiscal logo no início do 1º governo de A.Guterres, por sinal nem era muito grave, o que lhe permitiu mais tarde ser Comissário Europeu, em representação de Portugal. Percebeu depressa que não vale a pena incomodar-se com lutas pelo poder, é preferível andar por perto, ganha-se sempre no governo ou na oposição. Não é caso único, existem outros no PS e PSD, os mais conhecidos serão Jorge Coelho, Ferreira do Amaral, Murteira Nabo, Leonor Beleza, Marcelo Rebelo de Sousa, Ângelo Correia, João Cravinho, e neste momento ameaçado de cair em desgraça, Dias Loureiro, até aqui a eminência parda do PSD.

pedro oliveira disse...

E não é mentira!!
Caro Ferreira-Pinto fica o meu humilde convite para ler o meu primeiro texto no mais recente projecto blogosférico em que estou(vilaforte) envolvido:
http://eleicoes2009.info/author/pedro-oliveira/

Joaninha disse...

Tás a ver, é uma situação destas que eu quero para mim, ganhar muito dinheiro com pouco trabalho ;)

beijos

Peter disse...

Tem cuidado porque senão ele vem cobrar-te pela publicação da sua foto.

Ou será "un poisson d'Avril"?

Compadre Alentejano disse...

E não é só a GALP. Também é presidente da Assembleia Geral do Banco Santander Totta, onde saca mais 15.000 €/mês.
Por tudo isto, D.António Vitorino não aceita cargos governativos...
Compadre Alentejano

Ferreira-Pinto disse...

Esta apanhei-a na edição de 24 de Março do "Correio da Manhã":

O ex-comissário europeu, António Vitorino, ganha 5000 euros por cada reunião a que preside como presidente da mesa da Assembleia Geral da Brisa, de acordo com o relatório anual de bom governo das sociedades, ontem disponibilizado no sítio da Comissão de Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).


António Vitorino assumiu a presidência da mesa da Assembleia Geral da Brisa a 12 de Setembro de 2007, substituindo no cargo Vasco Vieira de Almeida. O seu mandato é de quatro anos.

Segundo apurou o CM junto de fontes da Brisa a escolha de António Vitorino ficou a dever-se, além do prestígio do ex-ministro da Defesa, ao profundo conhecimento do Código das Sociedades Comerciais, uma condição considerada fundamental para a boa condução dos trabalhos numa Assembleia Geral.

A remuneração de António Vitorino foi proposta pela Comissão de Remunerações da Brisa, presidida pelo ex-presidente do BCP, Jardim Gonçalves.

No mesmo relatório a concessionária de auto-estradas revela que a Comissão Executiva, liderada por Vasco de Mello, recebeu uma remuneração global de 3,9 milhões de euros, entre prémios, salários--base e remunerações variáveis.

Em média, os cinco membros da Comissão Executiva receberam 793 mil euros de remunerações em 2008.

Os membros não-executivos ganharam uma remuneração fixa global de 607 mil euros, o que representa uma remuneração média de 75 mil euros por ano para cada administrador.

Em 2007, os quadros médios e superiores da Brisa receberam 5,3 milhões de euros, a que acresceu uma remuneração variável de 828 mil euros.

Os pagamentos foram realizados com base no comportamento e resultados da empresa referentes a 2006.

Carol disse...

Eu também queria um tacho, quer dizer, um trabalho assim! ;)

Carlos Barbosa de Oliveira disse...

Embora conheça Vitorino desde o tempo em que foi secretário de Estado ( com 27 anos) foi em Macau que o conheci melhor. Mente brilhante, promissor como o meu amigo diz, mas suficientemente esperto para não se deixar enredar pela política. Consta que foi ele próprio a divulgar a notícia da fuga ao fisco, para ter um petexto plausível para sair do governo e eu acredito. Tanto, que estava nessa altura na Argentina e aventei essa hipótese.
Quanto aos honorários ao que sei , são 5 mil € e não 50 mil, mas mesmo assim é muita massa. Mais ou menos o que o Belmiro paga a alguns técnicos reputados ( ou que ele avalia como tal) para fazerem uma palestrazita numa iniciativa da SONAE.

Adoa disse...

O que é preciso é motivacäo!
lolol

Agora sempre que fores ao ginásio, podes pensar no "caso" e fazes 0s km propostos com mais vontade.

Podes também colocar umas fotos de alguns políticos à frente que serve!

:P

Olha, já estou de "férias"!

Bastet Ailuros disse...

Talvez o desporto mais adequado para praticar enquanto se vêem notícias sobre a política interna seja o pugilismo... só tenho pena de não gostar, pois devia ser relaxante!!!

Quando é que se democratizará a economia????

Daniel Santos disse...

50 000?

Muito bem! Assim vale a pena trabalhar.

Ferreira-Pinto disse...

Era 1 de Abril, era 1 de Abril!
Mas o Vitorino ganha 5.000,00€ por cada Assembleia-Geral da BRISA.
Eu para receber isso preciso de trabalhar 4 meses ... está bem!

Adoa disse...

lolol

Bem me parecia que näo eras capaz de aguentar 10 km!

:P