A minha graça é ...

Quintino é a minha graça.
Nome esquisito, mas que me valia a quase certeza dum exclusivo. Aqui e ali com uma ou outra deriva.
Por exemplo, as tias de minha senhora que não atinam e malham-me com um Quintito e Quintilho.
Outra, pura e simplesmente, insiste no Firmino, enquanto colegas de trabalho volta e meia me saem com Zeferino, que, diga-se, é nome dum estafermo que por aqui anda.
Meu sogro ao início tomou-me por Quinito e, recentemente, aqui um cidadão pedia o Dr. Tintin!

Já no Recife, Fialho, taxista de profissão, ante a evidente dificuldade do nome, ao segundo dia saiu-me com esta: “Agora não troco mais seu nome. Tem aí numa novela um cara que é um escravo preto com seu nome!”
E assim passei a ser o Quirino para esse homem notável e que recomendo a quem por lá se hóspede no Lucsim Palace, à Avenida da Boa Viagem, dado que o Fialho ali costuma estar na praça.

Assim almofadado na quase exclusividade, de repente tive por aí o Quintino Rodrigues a fazer-me concorrência por via do ciclismo.
Depois tive de protestar inocência e mera coincidência quando um Quintino, lá para os lados da Batalha, desatou aos tiros, despachou dois ou três, e entregou-se ao Criador!
A piorar as coisas, vem-me agora o chefe com a revista do 24 Horas nas mãos e pede uma consulta!
Não é que anda por lá um Dr. Quintino num qualquer “consultório sentimental” ou o raio que o parta?
Para gáudio aqui da plebe, uma senhora manifestava entre o rol das preocupações dirigidas ao Dr. Quintino o facto de seu marido não gostar de tomar banho!
Ao que isto chega!

Por isso, e por mera cautela, fica aqui esclarecido que o signatário deste não dá consultas no 24 Horas.
Mas, também aviso que se a coisa der farta maquia, passo a assinar Professor Quintiliano!
Trato de amor, sexo, dinheiro e mau-olhado; banhos? a machos? é com o meu assistente!
E quem quiser música, é ir aqui.
Disse.

13 comentarios:

Fa menor disse...

E tem graça... :)

pedro oliveira disse...

Quem disse que sexta 13 é dia de azar?eheheheheh

korrosiva disse...

Estudei muitos anos com um colega de nome Quintino Sanka.. para mim esse nome não tem que errar!! ;)

Bom fim de semana

Joaninha disse...

TU tens é muita piada é o que é.

Deixa lá pelo menos não gozam contigo devido ao tamanho do teu apelido, comigo gozam, já pedi varias vezes aos Doutos Drs meus queridos professores para NÃO lerem o meu nome todo, começou logo a ouvir piadinhas idiotas :(

sou sensivel a essas coisas do nome, admiro a tua despreocupação...

beeeijos

António de Almeida disse...

Recordo uma das novelas que passou durante o início da minha adolescência, "o astro", nesse tempo ainda via novelas, julgo que o personagem era o professor Quintanilha.

indomável disse...

Olha meu amigo,

pois o que te digo é que por causa do nome, eu tinha sempre resposta na escola, pois que o meu é nome nobre de cidadão romano.
Já com o apelido do meu marido, que eu, como mulher que sou, e por isso me caio por um beicinho bem feito, acedi a aceitar já com a caneta na mão pronta para escrever no livro da igreja perante um olhar de cachorro abandonado que ele me lançou e que eu imaginei que melhorasse a noite de núpcias!
Pois como dizia, já o apelido do meu marido, garante-me alguns desconcertos e já fui apelidada de tudo e mais alguma coisa que o valha - como frade, grade de cervejas e outras que tais...

Nomes?
Quem disse que temos mesmo, mesmo de ter um?

Adoa disse...

lolol

Conheco bem o problema e sou solidária contigo!

Quando vejo que as pessoas estäo com muitos problemas com o Adoa, lá vai o Adelaide... E mesmocom este nome, aqui na Alemanha é demasiado complicado e o nome tem origens Alemas!

Mas em Espanha quando me chamavam de Adelaida!!! Ía ao tecto e voltava para voltar a subir ao tecto...

Enfim, já viste que podias passar por terrorista?

Quem te visse a colocar uma bomba, dizia sempre que seria outra pessoa!!!! Ou nas multas... Se eles escreverem mal o teu nome, podes sempre dizer que näo és tu!

Já estive para fazer isso, juro que sim!

Mais irritante foi, há uns anos , quando na escola me chamavam de Adelaide Ferreira! Há gente muito mázinha!

lololol

Peter disse...

Isto dos nomes é uma chatice pois temos de carregar com eles toda a vida. Pode mudar-se, mas dá uma carga de trabalhos e corre-se o risco de não mudar em tudo onde estejamos metidos.
Eu tenho 7 (sete) nomes e é um problema porque em muitos sítios tenho apenas o primeiro e o último, ou tenho apenas 4, ou 3 de modo que acabo sempre por ter de fazer várias tentativas.

Abraço

Blondewithaphd disse...

Olha lá ó meu, esqueceste-te que há Blondes que te chamam Quinn?????

Carlos Barbosa de Oliveira disse...

Eu tive pior sorte, caro amigo. Acabei confundido com um hamburguer da Mc Donalds, como já contei lá no Rochedo.

DANTE disse...

Também já li por aí 'Tarantino'! LOL

Um abraço amigo Quintino!

Zé Povinho disse...

Como o meu forte não é mesmo o de decorar nomes, fiquei baralhado aí pelo meio do texto, mas fico-me pelo Ferreira-Pinto, que de há algum tempo pontua o final dos textos.
Abraço do Zé

Compadre Alentejano disse...

Incongruências e acasos da vida...
Compadre Alentejano