Coisa nenhuma é 1 ANO de NOTAS esparsas!

Quinttarantino - 06.06.2008

Andava eu embrenhado numas peças processuais e no novo Código da Contratação Pública, quando um dos assessores aqui do NOTAS me alertou para uma questão magna …
A um “não te esqueças de sexta-feira”, saiu um intrigado “sexta-feira quê?”
É que consta nos anais que terá sido neste mesmo dia, mas há um ano atrás, que foi registada na blogosfera a primeira pegada do NOTAS.

E assim sendo, parece que se impõe nota laudatória …
Mesmo que aqui o autor não quisesse, os accionistas exigem-no.
Não todos, não todos … apenas a velha guarda, que esta rapaziada nova…!
Pois aqui vai …

O NOTAS começou por ser um projecto a solo, onde pontificava um escriba que procurava aqui um escape para certas mordaças que as circunstâncias lhe impunham em meios mais tradicionais de comunicação; digo-vos que andei ali a penar uns tempos … escrevia e tinha a sensação que ninguém lia.

Até que começaram a chegar.
Cada um no seu jeito, com as suas palavras e silêncios, mas sempre relativamente participativos, e nem sempre com encómios.
Pode não parecer, mas prefiro uma boa bravata com troca de argumentos a uma ladainha insana de aplausos!
Há por aí muito quem se julgue a Madre Teresa de Calcutá dos blogues, se reveja na mirra e incenso que é despejada a seus pés … juro-vos que assim é!
Bom, não topo os discordantes armados em moralistas ou que discordam por discordar, mas quando me apresentam contra-argumentação … temos conversa.

Sempre quis e sempre vi o NOTAS como um espaço interventivo, de reflexão, opinativo, combativo, equidistante mas sem que cada um tivesse de prescindir da sua identidade. Literária e opinativa.
Bastas vezes se queixaram que os textos eram longos, que aquilo era uma monotonia porque não havia surpresa, que o NOTAS era muito político … e nunca transigimos.

A prova que o NOTAS tinha o seu espaço, e isto já depois de aqui se terem associado outras vozes, outras escritas, é que a determinada altura tivemos direito a cisão, a críticos furiosos, a ataques dissimulados … paradoxalmente, foi também quando mais o NOTAS motivava as pessoas a regressarem para verem o que se passava.

A coisa andou e, a certa altura, o projecto avançou para um outro estádio, quiçá demasiado ambicioso.
No passado mês de Abril abriu-se um novo capítulo na existência deste projecto.
Hoje, volvido este tempo, não posso dizer que me arrependi, mas asseguro-vos que não me enche as medidas.
Tenho não só o direito de o pensar, mas sobretudo de o dizer.

O compasso está demasiado prolongado, há uma indefinição de rumo e, aqui e ali, nem sempre escapamos à lógica suicidária do comentário na hora a qualquer coisa que sucedeu.
O NOTAS hoje é proletário, ontem era mais elitista.
E penso que perdeu identidade.

Seja como for, neste percurso conheci gente extraordinária; fiz amigos verdadeiros, contactei com pessoas que me surpreendem porque mesmo que não tenha a amabilidade de lhes dedicar uma mísera linha ainda persistem em ler-me, e encontrei alguns trastes!
A única diferença para a vida real é que aqui, a coberto do pseudónimo ou do anonimato, aos trastes é possível serem mais vermes e abjectos. Mais nada.

Aproveito ainda para agradecer o empenho e a abnegação do Tiago, da Blonde, da Bluegift, e, a determinada altura (porque não reescrevo a História), da Carol e da Lídia no projecto.
Digo-vos que era um elenco de se lhe tirar o chapéu.

Aos novos, e sem desprimor para qualquer um, saúdo a confiança que depositaram no projecto para se quererem associar.
Temos por aí gente que, se quiser, pode dar muito.
Arte e engenho têm, tenham agora vontade.
Falta-nos talvez encontrar a consistência e a solidariedade que fez do NOTAS uma argamassa formidável.

De qualquer modo, e porque são 365 dias na blogosfera, fica a certeza que o rumo nos levará a qualquer lado.
O porto será sempre bom, falta é saber a dimensão da grandeza!

E com palavras cantadas …

“Yes, there were times,
I'm sure you knew
When I bit off more
than I could chew.
But through it all,
when there was doubt,
I ate it up and spit it out.
I faced it all and I stood tall;
And did it my way.

For what is a man,
what has he got?
If not himself, then he has naught.
To say the things he truly feels;
And not the words of one who kneels.
The record shows I took the blows
And did it my way!”

… vos digo que tanto fico, como vou ou volto ao antanho!

(post scriptum - obviamente que aquelas palavras cantadas são de A VOZ, Frank Sinatra)

49 comentarios:

Tiago R Cardoso disse...

Li algures que só se considerava um blogue a partir do momento que ele fizesse um ano.

Segundo o que diziam é com o tempo que se vê a consistência do projecto, conseguir superar tanto tempo e conseguir lutar contra a desmotivação.

Vi casos de indivíduos que estão há anos a escrever sozinhos e ali continuam. Sei que tem por ai, como tu dissestes uns trates, há espera que isto cai, rezam todos os dias para isso, mas pouco importam.

O Notas é teu e fostes tu que o criastes, tive a sorte de te encontrar por estes lados e por me teres convidado para o Notas.

Agradeço o muito que me ensinastes.

Hoje o Notas Soltas faz um ano, tem como tu dissestes um formato diferente, mais compacto, chegando a sítios diferentes daqueles que chegava no inicio.

Temos um grande equipe, mais uma vez concordando contigo, pode chegar longe e mudar coisas, desde Portugal até ao Brasil, com empenho de todos o Notas estará por aqui e marcará ritmos.

Penso e acredito que qualidade não falta por aqui, por isso força.

lusitano disse...

Parabéns!

Este é um espaço que me habituei a visitar todos os dias e a "meter a colherada" sempre que posso.

De uma maneira geral prima pela eduacção pela correcção e para se discutir alguma coisa estas são duas condições essenciais.

Continuarei a vir aqui e a festejar os anos todos que forem passando e tantos quantos os meus anos me permitirem....

Abraço amigo

Vitor Oliveira disse...

Um grande abraço para o "criador" e para todos os colaboradores. Muitos parabens e muitas felicidades.

quinttarantino disse...

TIAGO R. CARDOSO hoje, e a título verdadeiramente excepcional, irei replicar aos comentadores.
Não me levem a mal, mas são como que privilégios de fundador.

Um projecto como este, e muitos outros que por aí existem, não precisam, nem podem necessitar, de um ano para mostrarem o que valem e ao que vêm.

Obviamente que é sempre possível fazer mais e melhor, mas às primeiras penadas logo se vê qual a aragem da carruagem.

No caso do NOTAS a carruagem não é má, nem nunca o foi ... seja como for, este é um espaço que espero possa elevar-se a patamares de qualidade ainda mais elevados.

Sem concessões, cartões, promoções e outras confusões!

quinttarantino disse...

LUSITANO, meu caro amigo e fiel leitor ... os seus comentários são, acredite, quase sempre um bálsamo!

Equilibrados e, sabendo-se as águas em que navega, nem isso lhe impede a visão correcta.

Aqui entre nós, reparou ali no pormenor do PORTO estar a azul?

quinttarantino disse...

VITOR OLIVEIRA creio ser um dos "rookies" aqui deste espaço e opinador mor do "SE FOSSE PRIMEIRO-MINISTRO" ... agradeço-lhe os votos e deixo um conselho ... NÂO QUEIRA SER PRIMEIRO-MINISTRO ... esta choldra não se governa e as coisas quando lá estamos tomam uma dimensão avassaladora!

Marcos Santos disse...

Pois foi por curiosidade que cheguei a esse espaço. Através do perfil Google de um tal Quintarantino, comecei a comentar por aqui. Ao contrário do que se poderia supor, o tal Quint viajou para além da "poça" , numa viagem mágica via web,e "fuçou" meus escritos, afim de saber quem era esse tal brasileiro "entrão".
Bem, o resto da história é que cá estou. Lendo, escrevendo e comentando num espaço democrático de nossa língua. Um espaço no qual tenho orgulho de fazer parte.

Parabéns Quintino, por sua capacidade de aglutinar pessoas tão díspares, num projeto único.

quinttarantino disse...

MARCOS SANTOS sabes como é ... inteligência atrai inteligência!

A sua presença e participação no NOTAS é muito aprazível e recebida.

António de Almeida disse...

-Um abraço ao fundador do projecto, aqueles que como eu vão por aqui colocando uns disparates, e principalmente, a todos quantos nos lêem, sem os quais isto ficaria vazio. E venha outro ano.

Dalaila disse...

eu encontrei este canto já não me lembro bem como, fui caminhando por ele quase todos os dias, até que fiquei inscrita nele também. Dou-te os parabéns pelo inicio, dou-nos os parabéns a todos pelo empenho e dedicação a um blog que de tonto não tem nada, terá sim ideias, expressões, caminhos divergentes.

beijinhos, e venham mais e muitos mais.

quinttarantino disse...

ANTÓNIO DE ALMEIDA aqui ninguém coloca, ou não devia, colocar disparates!
Estou certo que a coisa chega aos dois anos, espero é que voltemos a ser como peixes de águas profundas.
Por exemplo, ao amigo fica o desafio de um ou dois textos de maior dimensão.

quinttarantino disse...

DALAILA deve ter sido da proximidade geográfica ... e ainda bem que nos encontramos!

Uma leitora que passou a escriba e da qual ainda hei-de fazer uma analista. Aquela tua ode aos domingos familiares era um mimo!

Fa menor disse...

Ora, o que é eu devo dizer numa ocasião destas?... deixa ver...

Tem sido com enorme gosto que tenho navegado por este mar, umas vezes mais à deriva, outras nem tanto assim. A verdade é que me pica este tipo de assuntos que por aqui vêm sendo abordados.
Confesso que gostava mais do Notas antes da reformolação... mas tal não é impeditivo de por cá continuar a passar e deixar ou não a marca sob a forma de comentário, se a isso me sentir motivada.
Quero também dizer que há lutas que não se devem abandonar a meio, sobretudo quando se navega em águas algo revoltas, se não o barco corre sérios riscos.
Portanto, para a frente é que é o caminho... o que quer dizer que esta regata ainda agora começou, e que ainda há muito oceano a navegar!
Parabéns por este ano à vela!

Fa menor disse...

*reformulação :))

quinttarantino disse...

FÁ MENOR a tua opinião, como bem sabes, é deveras importante e demonstrativa que algumas das minhas interrogações têm razão de ser.
Obrigado. Pela leitura, pelas palavras e pela amizade.

antonio disse...

Lembro-me quando o Tiago fechou o “Com Fixadores”, para se juntar ao Notas, foi então a explosão de um projecto, que na altura em jeito de trica, denunciei como imperialista... não parou de absorver bloguistas. Os que iam entrando davam consistência e cor ao projecto; mantendo os seus espaços próprios, encontravam no Notas um porto de marinheiros prontos a navegar o mesmo mar.
Hoje confesso que vejo o Notas mais como um supermercado onde encontro o que procuro, o que consumo habitualmente, no meio de tantos outros produtos que não me despertam a atenção. E dou comigo a preferir os espaços originais… demasiada cor, talvez tenha sido isso que aconteceu ao Notas.

Mas um ano, é um infante, com muito caminho pela frente. Parabéns pois ao Notas e ao seu mentor. Caminhemos sobre terreno virgem, que das pegadas o tempo cuidará.

quinttarantino disse...

ANTÓNIO ou muito me engano ou foste dos primeiros a aportar aqui ... e sempre inclemente nas palavras!

O que é, é... caústico ... irónico ... lúcido ... e com uma análise que apreciei. Penso que tens razão quanto baste!

Erotic Spirit disse...

Parabens!!

You are indeed Mr. Blogger lol
after all ... starting several blogs and all extremely interesting, with following from allover the world, being harassed about it AND loosing a blog - 1 year and as good as ever!

Congrats and looking forward to keep reading and seeing all of your bits & pieces

big hug & kiss
PCRJ

quinttarantino disse...

PCJR or Miss EROTIC SPIRIT you too are a true companion ... one day a special lady came knocking at all my blog doors and always (almost, ok) in a good mood ...

Thanks for the fellowship and get an transatlantic kiss!

Blondewithaphd disse...

Quinn,
Dar-te os parabéns é uma redundância e, como todas, oca. Não me apetece fazê-lo até porque sabes que tos dou em ocasiões mais estimulantes que um passar cronológico.
Apetece-me antes subscrever-te! É um prazer ler-te nestes teus fôlegos e, sim, há elitismos justificados (olha se fosse tudo macdolnadizado?)

Aos que aqui acompanham as pegadas bloguísticas (os escribas e accionistas como nos intitulas e aqueles que têm a paciência, a curiosidade, ou a fidelidade, de aqui virem, obrigada pela parte que me toca. Sensibiliza-me sempre esta incomensurável criação de comunidades na blogosfera que agremeiam anónimos e abrem novas formas de socialização.

A ti, em particular: ideia espectacular a tua!!!! And since you met me in English: keep it up! I'm with you in the words of praise and in the criticism. Thanks for knocking and for the ride!

quinttarantino disse...

BLONDE between us, you know whom I care the most!

Special souls always tend to find themselves in the universe ... it happened here!

mac disse...

Parabéns!! Ainda só um ano e tantos posts publicados!! Sinal de quem está atento à realidade que nos cerca...
Continuem o bom trabalho!!

Carol disse...

Assisti ao nascer deste projecto, com muito orgulho pelo trabalho que o mano mais velho (e único, por sinal) aqui ia desempenhando. Vi-o crescer e aglutinar prespectivas e escritas diferentes, até que um dia me convidaste a fazer parte do Notas.
Confesso que me deixaste um bocadinho às aranhas com o convite, pois não me via como analista. Não me arrependo, no entanto, de ter aceite o convite. Conheci pessoas fantásticas, opinativas e com uma excelente capacidade de argumentação. No entanto, o novo Notas deixou de me dar "pica", tornou-se um hipermercado, como disse o António, e eu sou fã das lojas gourmet... Afastei-me, mas só como accionista. Espero vir aqui, muitas vezes, meter a colherada.
Parabéns ao Notas e, especialmente, a ti por teres a capacidade de desenvolver projectos aliciantes.

Ah, e parabéns pela banda sonora que escolheste! Simplesmente, a minha música de eleição!

I'm glad you do it your way!

Daniela Major disse...

Este foi o primeiro blogue que comentei, desde que iniciei a minha aventura nestas andanças.
Parabéns! Espero que continuem cá por vários anos!

DM

Compadre Alentejano disse...

Antes de mais, um grande abraço de parabéns.
Quando criei o Papa Açordas, já havia o Notas, e o Cegueira Lusa, salvo erro, foi a nossa ligação.
Começámos a comentar um e outro, e foi assim o começo de uma relação c/amizade, blogosférica.
O Papa Açordas comemora o seu 1º aniversário no dia 3 de Julho.
Parabéns.
Um abraço
Compadre Alentejano

O Guardião disse...

É de bom tom dar os parabéns, e neste caso merecidos pelo trabalho aqui desenvolvido. Fui um dos que temi que tanta gente a escrever viesse a ser complicado de gerir, tanto mais que todos pensam pela sua cabeça, o que sendo uma mais valia, podia criar constrangimentos. Continuarei a visitar este espaço, comentando quando achar oportuno e tenha algo para dizer.
Bfds
Cumps para todos

bluegift disse...

My dear Charles Quint,
Impossível deixar passar esta data sem estar presente, mesmo que troppo estanca e sem cabeça para grandes dissertações. Sabes bem o que penso de tudo o que falaste e da imensa alegria que senti ao encontrar a famelga Quint e a imcomparável Blondeneuroniousjamsession. Espero daqui por umas semanas poder retomar a minha participação. Um Grande Abraço a Todos e um MUITO ESPECIAL para Ti!

Denise disse...

Caro Quin,
Quero lhe parabenizar assim como todas as demais pessoas que em parceria, publicando matérias ou participando com leituras e comentários, fazem do NOTAS um espaço democrático e acolhedor.
Pretendo ser mais presente no NOTAS - ANO II, para honrar o convite que me fez com tanto carinho, como uma das autoras desse belo projeto coletivo.
Estamos saindo nesse momento para comemorarmos em grande estilo esse primeiro aniversário do NOTAS com um bom vinho e é claro com deliciosos bolinhos de bacalhau.
Beijos
Denise

quinttarantino disse...

MAC acredite que estamos mesmo atentos à realidade que nos cerca...
E que nos esforçaremos por retomar o trabalho de qualidade.
Obrigado pela participação.

quinttarantino disse...

CAROL vindas de ti essas palavras podiam ser suspeitas, mas como sei que tens língua quanto baste e que nela a hipocrisia não mora ... então tudo o que dizes vale o seu peso em ouro.

quinttarantino disse...

DANIELA MAJOR fico feliz por se ter iniciado aqui nas suas lides de comentador.

Aos que não saibam, o blogue desta comentadora/autora é de acarinhar!

quinttarantino disse...

COMPADRE ALENTEJANO prepare a açorda e o vinho que lá estaremos!

quinttarantino disse...

GUARDIÃO isto, meu caro amigo, quando reúne o Soviete Supremo nem queira saber, nem queira saber ... só falta a artilharia!

Brinco ... as coisas rolam ... e penso que poderão rolar ainda melhor!

quinttarantino disse...

DENISE ora bem, minha cara amiga, com bolinhos de bacalhau eu recomendaria um vinho verde tinto daquele carrascão de beber à malga ...

Deposito enormes esperanças em si e em Marcos; estou certo que nos surpreenderão.

quinttarantino disse...

BLUEGIFGT for the moment by ... last, but not least and you really know that ...

Ma cher, sabes lá a enorme alegria que me deste ... era quase caso para dizer, não soubesse eu dos teus compromissos, que "she lives!"

Enorme abraço.

Paulo Vilmar disse...

Quintarantino!
Amigo, deixo-lhe além de parabéns, um desejo, enorme, de além mar, que muitos outros anos venham. Sinto, apenas, falta de artigos de mais fôlego teus e do Tiago. Alguns outros, dispenso solenemente...
Abraços

NuNo_R disse...

Boas...

Chego tarde, mas ainda atempo de felicitar os meus Amigos.
Muitos Parabéns e que continuem o EXCELENTE trabalho que têm TODOS desenvolvido neste espaço.

abr...prof...

Lampejos disse...

Assim é o “NOTAS SOLTAS” Mago Leão
cujos pincéis riem à toa, colore e exibe olhos profundos
é como as borboletas que visitam vários mundos “nesse caso” o da “blogosfera.”
desenha textos, poesias que fazem belas melodias
como um corpo vibrando em harmonia
violinos encantados entoados dia-a-dia...
pianos e teclados que tecem sinfonias.

É seu aniversário...
merece uma lembrança
ressaltando o seu itinerário...
uma vida de muita aventurança.

Que aqui, isso se repita a cada dia, a cada ano,revelando segredos de almas libertarias em suas plenitudes.

Parabéns a todos que compõem o Notas!

Feliz Aniversário NOTAS SOLTAS!...

(a)braços,flores,girassóis :

quinttarantino disse...

PAULO VILMAR amigão ... não só grato pela presença, amabilidade mas também pela sinceridade da crítica!

quinttarantino disse...

NUNO na parte que me toca, um elogio assim vindo do Professor é sinal que a coisa dá para o 5 no fim do período?

quinttarantino disse...

LAMPEJOS só mesmo você, cara amiga, para nos brindar com um poema e tudo!

Um Momento disse...

Quint... a todos vós... os meus Sinceros Parabéns
Fui uma leitora assidua do notas...
Passava horas a ler os textos presentes, antigos e deliciei-me sempre com a leitura que aqui encontrava.
Estavas só, escrevias só...
Entretanto começaram a vir o Tiago e os outros , e sim é de se lhes tirar o chapéu.
Muitos Parabéns!
Mas o tempo prega-nos partidas...
E rouba-nos o proprio tempo...
O cansaço atinge-nos ...
Não para ler o Notas... mas para ler seja o que for...
Mas leio, embora não comente assiduamente, estou presente.
Por vezes não sei meso o que comentar, mas fico-me pela presença.
Disses-te algo muito certo...quando andavam por cá os "anonimos" a armar confusão , sim... vinham de todos os lados para ver o "circo", mas vocês foram superiores. acção que eu aplaudi aqui em silêncio
Quint, nunca deixes de escrever, foi através de ti que conheci o "Notas Soltas", O Tiago, outro Querido que me fascina com as suas imagen e posteriormente com a sua escrita, a todos os outros ( que confesso apenas os leio aqui) vão também os meus sinceros Parabéns...
E um Abraço Muito Forte , de Alguém que práticamente viu "nascer" o Notas soltas:)

Bem Hajam!

Até um dia

(*)

jo ra tone disse...

Então da minha parte os meus
parabéns pelo desempenho que toda esta equipa teve ao longo de um ano.
Continuem com a mesma força daqui para o futuro, e que com os diversos temas expostos, esperemos que algo aconteça de positivo para bem de todos nós portugueses.
Bem haja
Cumprimentos extensivos a todo o grupo

JOY disse...

Amigo Quint e restantes,

È muito por causa deste blogue, que eu tenho o meu, e também não me esqueço que o Notas foi dos primeiros visitantes do meu espaço,só posso desejar que o Notas se mantenha por mais uns anos, pelo menos a equipa é do melhor, por mim sempre que puder por cá estarei.

Um abraço a todos
JOY

Miguel Ângelo disse...

Parabéns, antes de mais por um ano de vida que ficará para a história da blogosfera. Parece pouco, mas é muito representativo um ano num blog, onde se discutem pontos de vista, onde se trocam opiniões, onde se aprende com quem sabe, depois não me venham dizer que os blogs são uma coisa qualquer - como já ouvi dizer por aí...Admiro este blog pelo serviço que presta à comunidade. É preciso investir tempo, porém há frutos: há feed-back do trabalho feito.
Finalmente, um grande abraço - cordial - a toda a equipa que, aqui, produz diariamente belos textos sobre temáticas variadas, divulgando pontos de vista diferentes. É preciso criar massa crítica, é preciso incutir gosto pela blogosfera. Enfim, tudo isto e mais aquilo que ficou por dizer...

quinttarantino disse...

UM MOMENTO não só compreendo, mas sinto plenamente o que dizes e escreves.

Sei também que foste das primeiras e acredita quando digo o quão lamento não ter nem o tempo, nem a oportunidade, nem a vontade de vos visitar!

quinttarantino disse...

JO RA TONE grato e um abraço.
O seu comentário e a sua presença são importantes para qualquer um de nós!

quinttarantino disse...

JOY o ALL NIGHT é um espaço de eleição que sempre mereceu o nosos carinho ... nem sempre presentes, mas nunca o esquecemos!

quinttarantino disse...

MIGUEL ÂNGELO para ti, meu caro, aquele abraço ... profundo e sentido!