Cigarro, tô fora!

DeniseBC - 30.05.2008

31 de maio - Dia Mundial sem Tabaco

A Organização Mundial da Saúde (OMS) escolheu o tema "Juventude Livre do Tabaco" para celebração do Dia Mundial sem Tabaco 2008. Nesta data, todos os 192 Estados-Membros da OMS desenvolvem atividades sobre o tema escolhido e fortalecem a necessidade do controle do tabagismo em todo o mundo. Cada membro adapta sua campanha à realidade socioeconômica e cultural de seu país, respeitando a peculiaridade de cada povo.

Responsável por 5 milhões de mortes anuais no planeta, o tabagismo é um problema de saúde pública global. No Brasil, onde 200 mil pessoas morrem anualmente vítimas dessa doença, o assunto vem sendo abordado não apenas pelo Ministério da Saúde, mas por outros órgãos governamentais e cada vez mais parcelas da sociedade civil, representadas pelas Organizações Não-Governamentais (ONGs) ligadas à educação, economia, trabalho, justiça, meio ambiente e agricultura.

Infelizmente, a questão do controle do tabaco enfrenta interesses contrários, principalmente da indústria do tabaco. Por este motivo é importante mobilizar a sociedade em prol da saúde da população e contra o lucro desmedido e irresponsável da indústria do tabaco, que visa apenas seus lucros em detrimento de doenças, mortes, invalidez e destruição do meio ambiente.






Estará acontecendo uma blogagem coletiva nesse dia com o tema - "Campanha anti-tabaco", querendo participar, clique aqui e veja as instruções. Boa blogada!


2 comentarios:

Tiago R Cardoso disse...

Excelente e muito interessante.

Parece-me uma belíssima iniciativa.

quinttarantino disse...

Denise, comigo desde há um ano e meio que todos os dias são sem tabaco!

Acho boa ideia.