Os lamentos de Sócrates e a estupidez contra a blogosfera

Para todos os dias se colocar um texto, é preciso estarmos actualizados. Certo?

Ainda por cima,notícias e desgraças para se escrever são constantes. Certo?

E eu todos os dias vejo e leio notícias como todos os portugueses. Certo?

Pois ao percorrer os sites noticiosos, topo com uma (do "Expresso") que titulava sobre o Primeiro-Ministro e líder espiritual deste país: "Sócrates considera absolutamente lamentável".

Ingénuo, sim, porque eu ainda acredito no Pai Natal e aguardo que me traga um SLK igual ao do António, lá do blogue "SemPenas", achei que o Sr. José Sócrates vinha finalmente lamentar-se da situação deste País.

Antes de ver a noticia, resolvi lançar um desafio a mim mesmo e escrever num bloco de notas que costumo trazer no bolso das calças de que factos é que o Sr. Primeiro-Ministro se podia lamentar e considerando apenas as notícias do dia.

Primeira: Seria a presença intimidadora da Polícia de Segurança Pública (PSP) à porta da "ValorSul", durante a greve de ontem?
Errado. A polícia afirma que actuou no sentido de permitir a abertura das instalações em segurança e de as manter abertas, tendo reposto a normalidade".
Eu,ingénuo, acredito. Pois...

Segunda: Lamentaria o seu ministro das Obras Públicas, Mário Lino, que constantemente muda de posição, seja em relação à OTA, a Alcochete, ao número de anos da concessão à EP, seja a qualquer outro assunto?
Errado. Aliás, acho que ele faz de propósito para ver se a reforma chega mais cedo. É que para ministro a vocação é pouca.

Terceira: Estaria a lamentar que se tenha gasto em Lisboa, milhares de euros em estudos para o Parque Mayer, tendo-se inclusive contratado um arquitecto de renome e agora se tenha jogado tudo para o lixo?
Neste caso muito bem, se calhar depois de tantas críticas, acharam que deviam dar a voz ao povo através de um concurso de ideias…
Também o que interessa uns milhões desperdiçados, já se desperdiça tanto por ai?

Quarta: Seria um lamento por o Sr. Secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, Amaral Tomaz, ter afirmado que a fraude fiscal em Portugal tem características diferentes da de outros países, pois as grandes empresas também estão envolvidas em fraudes
Neste caso a lamentar a ingenuidade do Sr. Amaral Tomaz, por só agora ter descoberto semelhante coisa e ainda por cima ter afirmado que somos diferentes dos outros, sim porque só por ingenuidade se pode afirmar que, lá fora, não existe fraude fiscal em grandes empresas.

Como fiquei sem mais ideias resolvi ler a noticia.

Afinal o Sr. Sócrates lamentava que o Sr. Filipe Menezes ponha em causa o pacto para a Justiça.

Para quem não sabe, pacto para a justiça é um acordo, negociado pelo PS e pelo PSD, que contem um suposto entendimento com umas directrizes para a Justiça, que serve unicamente para levar assinaturas de líderes políticos por baixo, com direito a uns sorrisos, umas belas fotografias, podendo ser mandado às "urtigas" a qualquer momento.

Resumindo, coisa de pouco interesse.

Já que o Sr. Primeiro-Ministro se lamenta, eu também me vou lamentar contra a estupidez italiana.

Não é que em Itália foi apresentado um diploma que tenta "colocar na linha" os blogues?

Segundo esse documento, a ser aprovado lá por aqueles lados, os blogues passariam a estar sobre alçada de uma entidade.

Para funcionarem teriam de ter um certificado, estariam sujeitos ao Código Penal e, pasme-se, pagariam impostos.

Como isso ainda não chegou por cá, tenho esperanças que não chegue, aproveito a ocasião para dizer umas palavras aos senhores italianos, que tiveram essa ideia: burros, estúpidos, idiotas, camelos...

Desculpem-me, mas fiquei revoltado e um pouco apreensivo, como todos sabemos existe uma tendencia europeia de seguir maus exemplos.

38 comentarios:

C Valente disse...

Os italianos devem ter outro 1º ministro preocupado com o défice, e por isso é de sacar (roubar) em qualquer lado, estupidez, não direi mas sim maldade maquiavélica
Quanto ás noticias de jornais, cada vez estou a tenta vacinar-me e ler o menos possível, para fazer boa digestão, já vejo os noticiários, alguns na TV e chega.
saudações amigas

Bruno Pinto disse...

Bem, essa ideia desses senhores italianos é, de facto, do mais imbecil e inacreditável que tenho visto. Devem ser defensores acérrimos do Mussolini, esse grande personagem... Quando alguém se lembrar de transportar a ideia para Portugal, só nos resta a manifestação!!

Assino por baixo a parte do: "burros, estúpidos, idiotas, camelos...".

Lampejo disse...

Tiago,

Não tens que pedir desculpa de nada.

Um País para aprovar uma lei dessa tem que cavar toca debaixo da terra, ou seja, uma toupeira!

Se bem, que qualquer dia vamos ter que pagar para respirar.


Mas eu bem sei Tiago, que o meu fôlego é miúdo pra esse mundo
cruel!

Enfim o que mais falta-nos?Um enredo sem CREPÚSCULO?!

(a)braços :)

Paulo Sempre disse...

O conteúdo dos blogues, pode ser susceptível de causar incómodo na sociedade vigente. Afinal o actual Artº 30º do Código Penal continua em vigor...Paradoxos!!
Abraço

7 Pecados Mortais disse...

Se a lei Italiana chegar a Portugal, bem meu amigo, será o adeus para sempre...pois pagar mais impostos é que não!! Vamos aproveitar enquanto é de borla. Abraços.

Joshua disse...

Se a blogosfera italiana não se revolta é porque são todos (só podem ser!) burros, estúpidos, idiotas, camelos.

Mas não duvides por um momento, Tiago, a vontade ferina que existe cá em seguir tais asquerosos exemplos.

Talvez não imaginem com que força demolidora, a nossa, se arriscam a defrontar-se. Tenta ir observando de que modo se minimiza e se procura deformar o papel da blogosfera portuguesa, quem o faz e com que objectivos.

António de Almeida disse...

-Começo pelo fim, não chegou por cá regulamentação sobre os blogues, mas a mesma já coloca sites sob a alçada da ERC. Na questão Pacto da Justiça, posso concordar ou não com o conteúdo, mas Luis Filipe Menezes de honrar os compromissos assumidos pelo PSD, isto se quiser ser encarado como alternatica credivel á governação. De resto, nada a dizer, a governação socialista já nos habituou a inúmeros disparates e trapalhadas. Deixei-lhe um desafio em "direito de opinão"

O Guardião disse...

A Europa começa a apresentar os tiques de autoritarismo que já ostentou no passado. Acabou mal, mas parece que não serviu de exemplo para as esclarecidas (?) classes políticas.
Os "elogio" merecem o apoio total.
Cumps

al cardoso disse...

Aplaudido de pe!!!

Parabens por mais esta excelente entrada.

Um abraco do d'Algodres.

quintarantino disse...

Desta vez vou-me limitar aos blogues. De vez em quando convém dar folga às causas políticas lusitanas.

Um blogue certificado? Bom, mas o certificado era para quê?
Para certificar que o blogue era bom? Era um blogue ***** estrelas?
E uma pessoa tinha de colocar o certificado bem visível no blogue?
Assim, tipo, uma pessoa abria o blogue e aparecia lá o certificado "A ERB (Entidade Reguladora de Blogues) avisa: este blogue faz mal à saúde" ou "Este blogue é uma merda"?

Se for assim, eu alinho. Tenho a certeza que este blogue quase todos os que conheço passam no crivo.
Espera aí, mas se fosse cá ainda colocavam lá algum burgesso dum "boy" e isto fechava logo...

Pagar impostos? Boa... mas afinal um tipo hoje em dia já paga para tudo...

Código Penal? Aí, desculpem, não vejo qual a novidade ou sequer o problema... as pessoas às vezes esquecem-se, mas o que escrevem nos blogues pode servir para lhes apertar os calos. E eu, nalguns casos, acho muito bem!

al cardoso disse...

So gostaria de saber se a lei dos impostos aos blogs for aplicada em Portugal, como me iriam cobrar o imposto a mim, que ate vivo no estrangeiro e uso uma plataforma bloguistica que nao e nacional?

Blondewithaphd disse...

Bloggers of the world unite for the end is near! Gee, what an apocalyptic sentence!! In Colombia, a great democracy and example for the world as you know, they are regulating que fidelity of marriages and there's an entity to supervise who's doing it right or doing, well... you know what. So, it doesn't surprise me if blogspace is going to be checked too by some supreme entity.
In fact, I'm surprised it has taken so long until smart ass politicians remembered that blogs are not regulated and still the only censorship-free places there are left.
We live strange times. Sorry the comparison, but this blog regulation thing made me remember Germany after 1932...

Márcio disse...

Muita ironia se escreve por aqui… Passemos então a comentar, de forma séria, as 4.
1ª É um facto, é bastante estranho a presença da autoridade.
2ª Não acho estranho a mudança de opinião… acho aliás, normal. As informações e contra informações são constantes, o que provoca alguma confusão. Eu diria que o melhor mesmo era ele estar calado.
3ª Não tenho conhecimento dessa matéria, no entanto é uma pena que uma sala como Parque Mayer esteja na situação que está, é um marco da cultura nacional que está em maus lençóis.
4ª Nada eu a dizer.

Quanto ao pacto, não é bem assim tão linear, mas sim… ao fim ao cabo vai por esse sentido.
Em relação à Itália e aos blogs, não me acredito que será assim… os blogs sempre foram gratuitos, os servidores estão a aumentar, hoje é o maior ponto de encontro de troca de opiniões e ideias… não me acredito que isso venha a acontecer.

Tiago R Cardoso disse...

Amigo Márcio,
Acredite que é assim, o projecto-lei existe e está a ser discutido em Itália.

quintarantino disse...

Blond, that about Colombia... tsss... tell us more... how does one now if he is doing it right?

SILÊNCIO CULPADO disse...

O poder, da extrema esquerda à extrema direita, sempre dominou e pretenderá dominar a comunicação.A blogosfera é um mundo que lhes escapa. Um mundo anónimo onde a notícia corre à velocidade da luz.Os blogues podem ter uma papel único e determinante numa visão isenta dos acontecimentos, podem estabelecer solidariedades e construir fortalezas em termos de liberdade e de progresso. Mas também podem ser o inverso de tudo isso. Podem ser veículos de difamação e de insinuações viperinas que deixam suspeições e marcas indeléveis. Umas vezes pretende-se atingir pessoas e outras partidos ou até claques de desporto. A defesa e promoção do "eu" em detrimento do "outro" matam os nossos valores e ferem de morte a nossa dignidade. Por isso, entendo que, sendo a blogosfera uma oportunidade excepcional de nos fazermos ouvir e de trocarmos opiniões, devemos ser dignos dessa oportunidade. E acho que os autores dos blogues e dos comentários deverão ser responsabilizados pelas informações que produzem pois só assim se defende a liberdade. Caso contrário a blogosfera transformar-se-à num universo de terror que manietará e torturará quem cair em desdita. Teríamos assim uma ditadura intolerável em pleno século xxi e em países ditos desenvolvidos.

NÓMADA disse...

A liberdade implica responsabilidade. O blogue é uma informação livre que podemos processar sob anonimato. Porém, tal facto, não deverá ser condutor de comportamentos menos dignos. Critico muitas vezes o actual governo porque, sendo "poder" numa sociedade democrática,está sujeito às criticas e à vigilância que essa mesma democracia permite. Temos diferentes visões do mundo e sentimos as medidas que estão a ser implementadas de diferentes formas. E isto é legítimo. Se houver matéria para denúncias deveremos fazê-lo aqui e nos lugares próprios. Porém já não acho legítimos os insultos ao Primeiro-ministro. Ao consultar vários blogues dou com imagens de José Sócrates na forca e palavras, no mínimo, escabrosas a acompanhar essas mesmas imagens. Acho isso de todo intolerável.

Sniqper ® disse...

Caro Tiago...
Como o amigo Quin diz, também eu vou limitar o meu comentário aos blogues, porque de facto o resto está tão claro e explicado que repisar só numas pessoas que eu cá sei, mas...
O tempo fará a sua Justiça, isto claro com a nossa ajuda, não com a nossa resignação.

Já não é a primeira vez que eu falo sobre a apetência de controlar os blogues, de lhes tirar a voz, incomodam não é... Pois então aguentemmmmm, que nós andamos nisso faz anos.

Já existiram algumas cenas sobre blogues, que e nada mais é senão a minha opinião, foram um ensaio para atemorizar este PORTUGAL cada vez mais PROFUNDO no seu mergulho para o fundo do poço, para calar vozes, para esvaziar milhares de bolsos e encher dezenas de outros, mas enfim.

Por mim cá estarei, de boca fechada pela certa não, enquanto o meu TECLADO DE GUERRA não for calado, eu falarei, se me tentarem calar, que venham... Sabem onde estou, quem sou e o que escrevo, basta lerem.
No fundo até ficava bem no meu Curriculum Vitae, como habilitação profissional, cadastro criminal por escrever num blogue.
Por um acaso alguém me sabe dizer onde está legislado o que se pode escrever? Ou será que só os blogues incomodam? Deve ser, porque os milhares de sites pornográficos e afins, bem como anúncios no jornal de massagens a troco de 20 pétalas, isso não interessa nada, o que é preocupante são AS PALAVRAS DOS BLOGGERS.
Viva Portugal.

Fernanda e Poemas disse...

Querido Tiago, li e reli o teu texto e se me permites faço minhas as tuas palavras, sem tirar uma vírgula.
Muitos beijinhos, meu amigo do coração.
Fernandinha

Vieira Calado disse...

Não sabia essa, de Itália!
Mas isso vai chegar cá.
Os maus exemplos são sempre recebidos de braços abertos pelo governos que vamos tendo.
Outra de que não me tinha lembrado, é essa dos ministros fazerem tudo para ser despedidos e ir para a choruda reforma mais cedo. Querem lá saber!
Andam é à procura do "papel".
Um forte abraço.

NINHO DE CUCO disse...

O que se passa em Itália é, naturalmente, um exagero. Mas uma boa educação cívica não faz mal a ninguém. Há limites éticos para aquilo que se diz ou se insinua. Não gosto de ver o PM insultado em frente a câmaras de TV que filmam para todo o mundo.O homem tem razão para estar deprimido. Criticar é uma coisa descer a certos níveis é outra bem diferente.

NuNo_R disse...

Boas...

O Painel bloggeiro deste blog tem um desafio no "O Profano".
Passem por lá.

abr...prof...

PiresF disse...

Vai-nos ficando a revolta, embora, em lume brando como nosso costume.

NuNo_R disse...

Qualquer dia essas parvas ideias italianas chegarão cá.
e depois o que faremos, teremos a capacidade de nos mobilizarmos para tentar alterar essa vã medida?
Já demos provas que a Blogosfera quando bem aproveitada tem uma força enorme, e temos como exemplo o caso da "grave geral do dia 30 de Maio".
Veremos o que seremos capazes de fzaer...
E para quando o tal "movimento da pala no dia B"?

talvez será esse o dia em que nos insurgiremos conyta a limitação de expressão da blogosfera...


abr...prof...

Um Momento disse...

Ai...
Parece que arranjaram nova forma de sacar mais alguns euros!!!
Mas isto é incrivel...
Concordo Tiago...
Espero que aqui não chegue essa idéia idiota dos Italianos...
Enfim...
Beijo de bom fim de semana

(*)

Márcio disse...

Tiago R Cardoso, explique-me uma coisa se tiver conhecimento disso:
Tal como em Portugal existe servidores nacionais (e aí as entidades competentes têm controlo), também existem servidores internacionais (e aí as autoridades as entidades nacionais não têm controlo sobre isso). Como é que eles na Itália irão controlar os italianos, se eles porventura usar servidores de blogs não italianos.

Tiago R Cardoso disse...

Márcio,
Penso que poderá ser por controlo dos servidores nacionais italianos e por IP, é que tu podes estar no Blogger que é uma plataforma internacional, no entanto o teu IP diz a tua origem.
A noticia não entrava nesse pormenores, se encontrar mais informação terei todo o gosto de divulgar.

Miss Vader disse...

Sempre a bater!

Alma Nova disse...

Caro Tiago, assino por baixo o teu desabafo, assim como as palavras do Sniqper. Este universo dos blogues e as vozes que se fazem ouvir através dele são incomodativos. Muitas verdades são ditas e lançam luz sobre assuntos que tantas vezes nos chegam deturpados através dos meios de comunicação habituais. E a verdade incomoda. Legislem o que corrói as mentes, destrói valores, legislem o que extravia gente nova (e outra não tão nova), legislem a pornografia, a prostituição (encoberta ou não sob capas socialmente aceites)....enfim, legislem o que de uma forma ou de outra corrompe os valores...mas não calem as vozes da verdade. Que eu saiba ainda existe na constituição portuguesa uma cláusula que afirma a Liberdade de Expressão...ou estarei já desactualizada??!!!

Maria P. disse...

Bom fim-de-semana deseja a Casa de Maio livremente a todos!

Por enquanto...

Pata Negra disse...

Como é possível que essa ideia tenha aparecido primeiro em Itália do que em Portugal? Eu não acredito! Algum político italiano dormiu por aí com um português político e roubo-lhe o bloco de notas da gaveta da mesinha!...

Compadre Alentejano disse...

Com ironia se dizem as verdades.
Pois é, são as grandes empresas que mais fogem ao fisco, pudera, elas é que contratam especialistas
em fiscalidade.
Aqui há una anos o Iva mandou embora, de uma só vez, cerca de 60 funcionários tarefeiros, pois bem, ao que consta nenhum ficou desempregado.Só o tio Belmiro levou a maior parte...
Um abraço

Compadre Alentejano

Carreira disse...

Também li essa notícia nas páginas do Público e fiquei: 1.º estupefacto, depois pensei «caramba esta ideia maléfica chegará rapidamente a POrtugal». Ups!

Peter disse...

Se calhar o melhor é irmos pondo "as barbas de molho", mas como não uso barbas, fiquei mesmo preocupado com a ideia italiana.
Tenho esperança que a preocupação do Sr Engenheiro seja àcerca da possibilidade do "pacto" ir parar às urtigas.

JOY disse...

Boas Tiago,

Também eu prefiro falar só nos blogs , Espero sinceramente que nenhum destes iluminados da nossa mediocre classe politica tenha as mesmas ideias idiotas e cretinas do governo Italiano para um futuro control dos blogs,porque se assim for algo estará a acontecer com a democracia neste pais .

JOY

adrianeites disse...

belo post tiago!

não se lamentou por nada do que apontaste!

tão ingénuos..lol

R@Ser disse...

E ainda tem um bobos que fazem de tudo pra viver em paises dito "primeiro mundo".
Espero que essa moda não chegue por cá!
Bjim e bom fim de semana.

São disse...

Que mal lhe fizeram animais tão simpáticos como os burros e os camelos para os insultar ao compará-los com as bestas italianas?! AH! AH!AH!
Bom fim de semana!