Taxa de audiovisual leva com 5% de IVA por causa do regresso de Santana...

Se isto fosse um filme de Woody Allen a esta hora estariam a ver uma cena em que, no sofá, deitado, de óculos com lentes tipo fundo de garrafa, ar de doido e cabelo despenteado (difícil no meu caso que tenho a mania de o rapar todo), estaria o autor destas notas e, sentado na poltrona, um qualquer psiquiatra. Olha, podia ser aquela doutora de “Os Sopranos”.

É que fiquei assim depois de ter tomado conhecimento que o homem que andava por aí, vai passar a aparecer pujante em pleno hemiciclo e a invadir-nos diariamente a casa à hora dos noticiários.
Falo, evidentemente, de Pedro Santana Lopes, o qual revelou estar disponível para ajudar no combate colectivo que o PSD prepara com o único fito de regressar ao poleiro em 2009.
Continuo na minha que um líder mostra pouca força e muita fraqueza quando precisa deste tipo de disponibilidade.
Aliás, tenho para mim que o grande vencedor do conclave laranja de Torres Vedras foi Santana Lopes. E nem precisou de falar.

Certamente antecipando este cenário, o Governo, atentas as reais qualidades fotogénicas de Santana Lopes, no artigo 53º da sua Proposta de Lei do Orçamento de Estado para 2008 aponta para a cobrança de IVA na assim denominada contribuição para o audiovisual.
Muitos penso que ainda não se aperceberam que no fim de cada factura de electricidade surge um tributo destinado a financiar o serviço público de radiodifusão e de televisão.
De acordo com dados vindos a público na Comunicação Social, em 2006 o dito tributo representou 100 milhões de euros para a RTP e a RDP.

Aquilo são 1,60 euros mensais, a que agora querem acrescer os tais 5% de IVA.
E muito bem, digo eu.
Então se vamos passar a ter o pequeno ecrã abrilhantado por esse verdadeiro sex-symbol da política nacional, justo é que se pague mais um bocadito!

Não haverá por aí ninguém que consiga explicar a algumas pessoas do nosso meio com acesso fácil à Comunicação Social que já vai sendo tempo de deixarmos de querer viver num clima de meias tintas?

Falo, por exemplo, de Catalina Pestana e de José Rodrigues dos Santos que, cada um à sua maneira, parecem dois discípulos dilectos de Octávio Machado, o célebre palmelão que passava a vida a disparar insinuando para depois rematar “vocês sabem do que é que eu estou a falar”.
No caso Casa Pia, a Dra. Catalina Pestana parece ter uma lista que vai entregar a alguém de confiança para ser divulgada daqui a 25 anos.
Vai entretanto encharcando de lama o nome de algumas pessoas.
Se sabe, não divulga porquê?
Não denuncia no local próprio porquê?
E que dizer da insinuação que o processo judicial se arrastou até ter prazos mais convenientes? E quem arrastou? A Dra. Ana Peres? Os advogados? Por favor!

José Rodrigues dos Santos desenterrou a história de 2004 sobre Rosa Veloso, junta-lhe uns pós sem nomes e fica no ar a suspeição que na RTP tudo recebe ordens e pressões e faz fretes, menos ele.

27 comentarios:

Bruno Pinto disse...

Pedro Santana Lopes não teve tempo de governar o país à sua maneira, não lhe foram dadas condições para implementar o seu projecto para Portugal. É natural que tenha contas a ajustar com a história e queira voltar ao poleiro, do qual foi empurrado.

7 Pecados Mortais disse...

Quintarantino, vou te explicar a minha opinião. A luz vai aumentar...pois é, vou começar a usar velas! Ah! Estas também aumentaram?? Quando der o Dr. Santana Lopes na televisão, avisa-me para desligar de imediato, para eu não pagar o tal aumento...(Nesse dia posso não ter velas!!) Octávio Machado!! Amigo portista, nem fales desse homem...o que é que ele sabe? Agricultura?! Talvez... Pois e temos a lista para divulgar...mais parece a de Schindler! Só que essa existia! O Sr. J.R.Santos, pois...pois...quando o canguru quer ser maior do que é e transformar-se em não sei o quê, é o que dá! Desculpa este humor, mas num dia mau, não resisti. Acho que não levas a mal. Contudo levei a tua opinião a sério, que é mais importante do que os criadores das polémicas. Abraços.

linfoma_a-escrota disse...

Esse bruno pinto ahahahahah que gozo, acabou-se a mama toda!!!!!!!!!!!!!~



WWW.MOTORATASDEMARTE.BLOGSPOT.COM

Tiago R Cardoso disse...

Para quem disse que não se ia candidatar a líder do grupo parlamentar, parece-me que um fim de semana faz muita diferença em politica, tem pessoas que não conseguem estar muito tempo longe das luzes da ribalta.

Em relação aos outros dois que falastes, volto a fazer o apelo que escrevi à dias, alguém tem por ai um comando para eu mudar o canal do televisor, perdão desliga-lo para poupar na conta da electricidade.

Fa menor disse...

Irrita-me o facto de, apesar de não ver televisão, ter que pagar na mesma...

... mas dizem eles: se não vês é porque não queres...

Bora lá!

adrianeites disse...

subscrevo o bruno pinto!

cp's

quintarantino disse...

Olha, olha... dois santanistas militantes. Estes, pelo menos, assumem-se.

Márcio disse...

Santana Lopes:
Não vejo outra pessoa que estivesse em melhor posição para ir em vez dele. Acho que o Santana Lopes, dentro do PSD é uma espécie de bombeiro de serviço!

Contribuições para RTP / RDP:
Acho que está a fazer o seu papel… tanto em informação e cultura. Não podemos esquecer, que não é só a RTP 1 e que não é só a ANTENA 1.

Casa Pia:
Acho que já começa a ser realmente palhaçada, deixou-se de falar no nome, deixou-se de fazer publicidade e prontos… tinha que vir falar novamente, nem que fosse (como parece-me ser o caso) para falar disparatadamente.

José Rodrigues dos Santos:
É uma pessoa que acho que é simplesmente o pilar da RTP. Em tudo… Agora que ele está a aproveitar-se da situação e do papel dentro da RTP para lançar e falar sobre assuntos que, se calhar, não devia falar… isso já não sei. A ver vamos… eu acho-o que uma pessoa super inteligente e não me parece que ele lance lanças para a fogueira só por lançar.

SILÊNCIO CULPADO disse...

Não percebi bem este "caso Santana Lopes". Trata-se de um caso sui generis no actual mundo da politica? O PSD não tem direito a escolher o seu líder parlamentar? Não sou exactamente defensora de que Santana Lopes, enquanto governante, tenha feito o seu melhor.Mas não deixo de concordar com Bruno Pinto de que homem ficou com o corpo moídinho de porrada sovado pela oposição e por notáveis do seu próprio partido. E, sem querer defender a solução Santana como solução, sinto-me sempre propensa a sentir alguma simpatia por quem é maltratado. Também sinto pelo Sócrates quando lhe chamam nomes.
Relativamente aos casos Catalina e José Rodrigues dos Santos o que penso é que podemos (não sei) não estar a ser justos para com eles. Talvez eu esteja influenciada pelo caso McCann em que os principais visados procuraram desacreditar a investigação, os boatos e pistas que iam na direcção que não lhes convinha (os outros já eram bons) e isto num papel de vítimas da maldade do mundo.
Todos sabemos que o processo Casa Pia é um polvo de muitos tentáculos. Chegará a vários partidos e personalidades mas cheira-me, e cheira a muita gente, que o epicentro do terramoto está num determinado partido (por casualidade). E é esse faro que se pretende apagar.
Finalmente, e em relação a José Rodrigues dos Santos, eu confesso que sou uma grande admiradora dele. Acho que ele tem muita categoria e personalidade. As preocupações dele sobre as pressões sobre a comunicação vêm de há longa data. Quem ler "O que é a comunicação?", livro académico de sua autoria e que se encontra nas bibliotecas das faculdades para quem estuda comunicação, logo se apercebe que ele não é um homem acomodado.Quem lê o romance a Ilha das Trevas ou, mais recentemente, a Fórmula de Deus, depressa conclui da sua capacidade humana e intelectual de grande gabarito. Também quem assistiu às reportagens dele em plena guerra do Líbano, com as bombas a cairem, não tem dúvidas sobre o grande jornalista que ele é. Está numa posição privilegiada, nasceu com o rabinho virado para o sol, sim senhor é verdade. Mas por isso mesmo mais o admiro.
Gostei deste post. Permite articular diferentes visões e está muito bem escrito.

antonio disse...

Fá tu não tens TV? Devias de pagar a taxa a dobrar.

Se a taxa do ISP paga IVA, parece-me bem que ataxa do audiovisual também pague! Sou pela coerência.

Vieira Calado disse...

É só desgraças, cá para mim.
Mas a minha desgraça maior, neste momento, é que não consigo mexer nos comentários no meu blog, nomeadamante o seu.
Um abraço.

R@Ser disse...

Ouvi dizer que a taxa normal de IVA em Portugal é 21% e em Espanha é de 16% ,sendo que na Espanha o imposto sobre os produtos petrolíferos é muito mais baixo, e a concorrência entre as empresas torna os produtos mais acessíveis.
Também ouvi dizer que a RTP recebe mais de 150 milhões de euros devido a serviço público prestado, sendo que esse valor recebido anualmente dava para comprar 60 automotoras modernizadas com o que há de melhor.
Fala-se ainda que a carga fiscal dos portugueses vai agravar-se ainda mais em 2008 se a proposta governamental de cobrar IVA sobre a taxa de audiovisual for aprovada.
QuinMIB...Como já pudestes perceber não gosto de falar sobre politica,não que eu não entenda,mas por uma opção de escolha mesmo.
Levo sempre para o lado brincalhão...e cá pra nós,falar de politica de outro país é f...!
Mas diante de um texto como esse não pude deixar de expressar minha solidariedade.
Bjim

Bruno Pinto disse...

Amigo Quintino, não sou santanista militante, não sou defensor de Santana Lopes, nem tão pouco considero a política uma das minhas áreas de predilecção. Apenas, como observador do que se passa à minha volta e do que vou lendo e vendo, há coisas que saltam rapidamente à vista, sem ter que se ser especialista ou parte interessada no assunto... Fiz-me entender?

quintarantino disse...

Yes, Sir!

NINHO DE CUCO disse...

Gostei do Yes Sir do Quintarantino porque ou dizemos o que sentimos ou não dizemos o que sentimos. E isto do blogue é útil, muito útil mesmo, se não estivermos com os corninhos protegidos com receio de ser censurados.
E deixem-me só acrescentar umas palavritas ao discurso da Silêncio Culpado. O José Rodrigues dos Santos já se insurgia contra a pressão/comando sobre a comunicação há coisa de uns 15 anos (pelo menos desde que eu saiba) nas aulas e nas sebentas das faculdades. E critica agora o PS mas já criticou o PSD.Bolas nós não podemos estar sempre com baias nas nossas apreciações: se é de um é bom se é de outro é mau. Uma coisa que achamos má é má mesmo venha de onde vier.

JOY disse...

Vou gostar de ver Santana Lopes a morder as canelas do LFM,não acredito que Santana Lopes vá ficar sosegadinho no seu canto a ver a banda a passar , Santana Lopes faz lembrar aqueles personagens das treologias quando toda a gente pensa que ele morreu ele reaparece ainda mais poderoso e esse valor tem que lhe ser dado . Em relação a Casa Pia concordo quando se diz que toda a gente manda o barro a parede mas provas concretas ninguém tem coragem de as apresentar ,se Catalina Pestana tem provas prestava um serviço a todos nós se as apresenta-se agora e não daqui a 20 anos quando a maioria dos suspeitos estão no fim da vida ou morreram.Se não tem a coragem de o fazer cale-se. Lamentavelmente me parece que este caso não terá fim para que os culpados possam ser condenados.

JOY

NÓMADA disse...

Isto é um país desgraçado: se faz é porque faz se não faz é porque não faz. Porque não se procura em cada pessoa, que dificilmente as há que não tenham qualquer valor, aproveitar o que cada uma tem de bom e útil? Por quê sempre de catana na mão quando alguém põe os palitos de fora para apontar o dedo? Quem não faz não tem que ter medo e há um ditado que diz: "Podemos enganar muitos durante muito tempo mas não todos durante toda a vida". Sobre Santana, Catalina e JRSantos o tempo o dirá.

David Alves disse...

Na política tal como no desporto como alguém sabiamente disse um dia o que é verdade hoje amanhã é mentira. Com a devida permissão atrevo-me a dizer que de manhã é verdade e à tarde já não é bem assim.

O regresso de Santana Lopes a mim não me causa nenhum transtorno. Era de esperar. Ele avisou que ia andar por aí...

Relativamente à questão da Casa Pia ainda não percebi aquela dos 25 anos...sinceramente muitas vezes perdem-se oportunidades de ouro para se estar calado. A não ser que ela ainda acredite que daqui a 25 anos o processo da Casa Pia ainda esteja na ordem do dia...

O Guardião disse...

Não acho que Catalina Pestana esteja a atirar para o ar, até porque sabe que neste caso isso seria perigoso, muito perigoso mesmo. Rodrigues dos Santos também não surgiu agora com estas ideias, nem a RTP é uma virgem, como possa parecer das afirmações dos seus responsáveis, além de depender dos dinheiros públicos o que é uma debilidade para a sua independência.
É curioso este post, pois o tema é difícil e tão controverso, que poucos pegaríam neste tema.
Cumps

Helder Ribau disse...

tinha de te visitar novamente... ja nao passava por ca havia algum tempo

Lampejo disse...

Quin,


(...) Tu me ajuda aos poucos, a entender cada vez melhor a história desse mundão de Deus e de Pedras no caminho.

(a)braços :))

migvic disse...

Bem me parecia que tudo o que acontece de mal neste país é culpa do Santana Lopes ou do Paulo Portas.

quintarantino disse...

Não é só, mas lá que ajudam, ajudam!

Francis disse...

em relação a estes assuntos fiz lá uma posta que leste. aproveito para te responder ao caso da catalina pestana, não sei se leste a resposta que dei.

ela não pode afirmar os nomes pois estão em segredo de justiça, ela apenas falou nos que são publicos. não tenhas duvidas que os advogados arrastaram o processao á espera deste novo cósdigo penal. a ana peres, está de mãos atadas, os recursos são feitos dentro da lei e ela tem que papar com eles.

JRS, é um prima dona ingrata, cospe cospe, mas dali não sai.

alf disse...

Eu tenho a mesma opinião da "silêncio culpado" sobre o JRS, confesso que o admiro.

Quando ele veio desenterrar agora este caso fiquei, no entanto, intrigado. A que propósito vinha isto agora? Até porque se sabe que o caso da Rosa Veloso não teve nada a ver com "liberdade de informação" - é uma questão de se saber que era, ou fora, amante de quem...

Até que percebi!!!

O JRS vai lançar um novo livro! Tudo isto é apenas uma manobra para o fazer "capa de revista" e garantir as vendas do novo livro!!!

E esta hem?!? Aprendam... se tiverem estômago...

SILÊNCIO CULPADO disse...

ALF
Tudo é possível mas continuo a acreditar no JRS. A Fórmula de Deus, o seu livro mais recente, esgotou várias edições e ele não precisa dar nenhuma cambalhota para ser conhecido e para vender livros. Ele aos 34 anos já tinha um doutoramento em comunicação e os livros académicos que escrevia tinham consumo garantido. Eu gosto de acreditar nas pessoas e, até prova em contrário, acredito nele.
Porém há coisas mais importantes neste país que estar a discutir as credenciais do nosso Orelhas.

C Valente disse...

Catalina pestana, enquanto esteve a comer do tacho, quero dizer nda Casa Pia , estava tudo uma maravilha , saiu voltou a podridão a verdade é que a podridão nunca saiu e Catalina pestana nada fez, é já habito emquanto mamam não falam depois é berrar
e por aqui me fico
Saudações amigas