Trastes & Trastes, Ldª

O homem tem queda para a coisa. Goste-se ou não do velho leão, Mário Soares tem uma virtude: não foge à polémica, não se inibe de ir à liça e raramente deixa de dizer o que pensa.
Ontem, por exemplo, deixou cair que teria dado uma ajudinha no abrir de uma ou outra porta à GALP nuns negócios de petróleo na Venezuela.
Hugo Chávez, que tem merecido elogios do antigo Presidente da República, é um traste e o seu regime só se aguenta por causa do ouro negro.
Mas, quando por todo o mundo se vê antigos governantes a darem uma ajuda na área dos negócios (José Maria Aznar é um exemplo acabado), o que fazer?
Quando o barril do petróleo anda na casa dos 80 dólares no mercado mundial, penso que a opção da GALP em contratar este dinossáurio não terá sido má jogada.
Más jogadas continua a fazer o nosso Governo, nomeadamente através de Luís Amado, que passa pelo quase vexame de ter de ser Gordon Brown, o Primeiro-Ministro inglês, a dar uma ajuda na opereta de irmos certamente receber outro traste. Mugabe de seu nome.
Cinicamente, e nesta matéria, só podemos tirar uma conclusão: no Palácio das Necessidades os homens bons (Dalai Lama) não são recebidos por razões óbvias, as mesmas que justificam que se aperte a mão a trastes.
Numa breve referência ao caso que anda nas bocas do Mundo, quem irá rir mais alto e em último: Abramovich ou Mourinho?

12 comentarios:

Tiago R Cardoso disse...

Eu não aprecio muito o senhor Soares, mas de vez em quando diz algumas acertadas. Claro que para a fotografia é melhor juntar África toda, sem assassinos, genocidas e outros, do que estar a "aturar", prémios Nobeis da Paz.mas quem virá no final o Inglês o Mugabe, não percam os próximos episódios, que eu também vou perder.

Bruno Pinto disse...

Mourinho irá rir-se mais alto e por último, sem dúvida. O Chelsea vai entrar num declínio progressivo, deixando de ter a capacidade vencedora que denotou na era-Special One. Abramovich vai arrepender-se por não ter dado total autonomia a alguém que percebe efectivamente de futebol. Mourinho entrará, à primeira oportunidade, num clube de topo em Espanha ou Itália, sendo que esses clubes restringem-se a Real Madrid, Barcelona, Inter, Juventus e Milan...

SILÊNCIO CULPADO disse...

Tenho muito respeito por Mário Soares, pelo seu passado e pelas suas ideias. Nem sempre concordo, como é natural, mas globalmente acho-o um homem muito lúcido e inteligente com uma capacidade de análise que a maioria dos nossos grandes políticos não têm. A forma como ele se opõe à guerra e defende soluções de paz através do diálogo, o reconhecimento público de que as constestações ao governo têm uma base social que vai para além dos partidos e que assenta no agravamento das condições de vida e na pobreza, fazem com que eu o olhe como um grande português embora nunca tivesse sido sua seguidora. Na sua situação concreta deste post também concordo com ele.

Abramovich vai ser sem dúvida o grande perdedor.

Joshua disse...

Mário Soares é uma velha raposa.

Abramovich está sempre a rir-se. Mourinho está sempre sisudo. Reformula a questão.

Quint disse...

Achas? É capaz. Eu ainda não percebi é de que ri Abramovich... se do fausto que se permite, se da lata que tem em se pavonear por aí assim naqueles modos, se da protecção descarada que um larápio como ele tem de um tiranete como Putin.
Mourinho, de facto, é um sisudo. Bem podia sorrir de vez em quando. Parece que não descobriu ainda que a vida não é só futebol.

SIMPLESMENTE.... C disse...

Eu tbm não!
abracinho lindinho..

adrianeites disse...

rir-se-á Mourinho que ficará em qualquer das situações com uma pipa de massa...

Um Momento disse...

Bom...
Quanto ao Mário Soares , penso eu que embora não seja "apreciado " por todos , merece todo o meu Respeito pela pessoa que foi , e é.
Mourinho , quando o "conheci", achei o homem um convencido , arrogante e sabe-se lá mais o quÊ, mas tenho que admitir que ele tinha motivos de sobra.O Homem sabe o que faz e acima de tudo sabe o que quer.É um Homem que de todas as formas sempre tentou colocar a familia acima de tudo por isso curvo-me perante ele,admitindo que um dia "errei" ao pensar tal.Quanto aos outros...sinceramente... espero pelos próximos capitulos
Sorrindo, deixo um beijo

PS: Muito agradecida por palavras tão belas, sentires tão profundos
É para mim uma Honra a tua presença no "Pensamentos"
Muito , muito Obrigada
Abraço sentido:)

Desejo uma serena noite na Paz dos Anjos
(*)

Euzinha disse...

O mourinho até deve estar bem feliz. Despedido ou sair por mutuo acordo, de certeza que vem com uma nota preta.
Adoro Dalai Lama... acho a filosofia tibetana uma delicia.
Beijo
E.

C Valente disse...

Os trates são como os cogumelos (uns mais venenosos que outros) mas mexendo bem o caldo é todo o mesmo
O Mourinho novo totalista do euromilhões, homem esperto
Saudações amigas
Bom fim de semana

antonio disse...

O Zimbabué é dos poucos países do mundo que consegue fechar centros de sáude a um ritmo superior ao de Sócrates... mas perde nas escolas, Socrates bate-lhe aos pontos: é o recordista absoluto no Guiness!

Carol disse...

Chávez e Mugabe? Venha o Diabo e escolha!

Abramovitch e Mourinho? Tendo em conta o valor da indemnização, as reacções de jogadores, adeptos, adversários e de Gordon Brown, maninho, acho que já tenho resposta para a tua pergunta: Rosé Mórinho (isto é José Mourinho em inglês!)!!!

Quanto ao ser sisudo, meus amigos, não me admiro. Uma pessoa, que não tem onde cair morta, já é invejada e pouco querida pela maior parte do pessoal, imaginem agora quando é «loaded» ( carregadinha de dinheiro), tem um casamento aparentemente feliz, filhos supostamente adoráveis e trabalha naquilo que mais gozo lhe dá?!