Índios (da Amazónia ou do Paraná) admitem OPA sobre o PSD!

Índio - Substantivo masculino e adjectivo; relativo aos índios; moeda de prata do tempo de D. Manuel II ; nome de um metal raro (número 49 da classificação periódica) encontrado no sulfureto de zinco natural.
Índios - substantivo masculino plural; habitantes da índia; designação atribuída aos primitivos habitantes da América; actuais grupos étnicos americanos.
Assim reza o Dicionário Universal de Língua Portuguesa, da Texto Editora.

Mas já se formos ao Dicionário de Sinónimos, da Porto Editora, lá encontraremos para índio, entre outros, a referência a valentão.
Pelas terras onde cresci e me fiz nado, sempre ouvi dizer que um índio também podia ser um gabiru.
Eu, ignorante que sou, até pensava que gabiru era palavra que não existia no léxico pátrio mas até existe. Velhaco, finório… eis expressões que correspondem ao termo.

Raios partam o tipo, devem estar a pensar os leitores, o que é que ele quer com este arrazoado?
Ora, quero explicar-vos porque é que, segundo os mentideros, agora até apareciam índios da Amazónia inscritos como militantes do PSD.

Andaram por aí alguns militantes mais zelosos a recolher fichas, euros e afins por causa da eleição do Futuro Grande Líder (um dos candidatos por acaso é baixote, mas…) e chegam uma série de fichas com nomes estranhos, assinaturas mais parecendo gatafunhos e, algumas, muito mal preenchidas…

- Já viste isto, pá…
- O quê?
- Estas fichas. Quem as preencheu parece que nem sabe ler, quanto mais escrever…
- E isso vem de onde?
- Sei lá… deixa cá ver… Ribeirão Preto… Mirim Xiripi… Maringá... pôrra…isto a que concelhia pertence
- Ó pá, deixa lá, devem ser alguns índios na brinca… põe mas é aí o carimbo de aceite.

E, pronto, foi assim.
Um não percebia boi de geografia mas dominava as subtilezas do português e pensou, ao ouvir a expressão índios, que deviam ser alguns gabirus…
O outro pouco sabia dessas subtilezas linguísticas, mas sabia geografia…
E foi graças a esta confusão que o PSD arranjara uns militantes na Amazónia, segundo a candidatura de Menezes. Veio-se depois a saber que Maringá é no Paraná e que, para já, índios verdadeiros não há. Só dos outros.
Coitados… se os candidatos se lembravam de lá ir fazer campanha…

POST SCRIPTUM - PRÉMIO VISITANTE

Nem me dei conta que ainda não havia correspondido ao que a "Silêncio Culpado" me havia pedido.
Assim, e sem ter de dar explicações porque um homem dá prémios a quem quer, nomeio o Adrianeites, o Carreira da Cegueira Lusa, o Tiago (especialmente o Tiago), o CValente, a misteriosa Damularussa, a Fá Menor, a Lampejos, a Mia (olá Mia), o Guardião, o Zé Povinho, o António Sempenas, a própria Silêncio Culpado e a sensível Um Momento. Já agora, a DS (a poetisa solar).
Por empatia, por simpatia, por comentários, por ajudarem, pelas confidências... pelos blogues de cada um.
Agradece-se que recolham a imagem e, nos seus blogues, nomeiem outras pessoas.

27 comentarios:

C Valente disse...

Isto é assim no partido, fará quando esta gente está npo poleiro
que de poleiro se trata
Honestes nem juntos, e como diz o meu amigo, os que são PSD/PPD que se entendam.
Saudações amigas
Vou voltar

Carreira disse...

O que mais custa engolir é que se passa exactamente a mesma coisa nas outras cores políticas.
Que vergonha!

CHEVALIER DE PAS disse...

obrigada pela informação, já suspeitava que assim fosse.

cumps

Carreira disse...

Obrigado amigo Quintino.
Um abraço!
Boa noite!

Um Momento disse...

Em 1º lugar adorei saber mais sobre "indio" , não que não tenha um dicionário, mas é sempre bom lermos sem que n´ele seja :o)))
É que eu vejo assim muita televisão e indi mesmo é aquele dos filmes de cowboys, e por acaso alguns até eram valentes, outros ... credo... era mais para o escalpe...

( Sorrindo)
Agora de politica...
Bom eu não percebo nada ,mas também não dá para perceberr mesmo, e porquê?
Pois quando eles mesmos não se entendem... como vamos nós entende-los a todos...
Pobres de nós , que temos que os aturar , entendendo-os ou não, querendo ou não, não nos dão opção
...

E agora o meu muitissiomo obrigado por tal Honra
Confesso que fui apanhada de surpresa:o))
Parabéns
Não só pelo miminho, mas pela forma como apresentas o blog , te exprimes e nos delicias com as palavras
É um prazer visitar-te, embora ás vezes não tanto como desejaria
( Pois também tenho o tão "atacado" "Momentos", e o tempo para repartir... não me sobra:o))
Mas com boa vontade...;o)

Um beijo agradecido e uma noite serena desejo

(*)

Romi disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Romi disse...

"Fujam que o filme mete índios" expressão usada quando algo vai ficar fora de controlo.
E é o que parece estar a acontecer.
Jinho
Romi

Mia - Castelo da Mia disse...

Querido amigo
Obrigado, pelo teu presente, pela tua amizade, compreensão e óptimo sentido de humor.
Mia

Fa menor disse...

Achei o post giro!
Índios... também lhe conheço os significados de "pessoa fechada, que não é capaz de se relacionar socialmente"; "bicho do mato"; "selvagem".
Ora, nesta selva... que mais faltava, ou falta?!
no campo da politica já nada me surpreende!

Obrigada pelo humor...
e pelo prémio! Este é que me apanhou mesmo de surpresa. Como é que é isto possível?... merecido?! nem tanto! mas já o levo comigo. Obrigada

Fa-

al cardoso disse...

O que me quer parecer; "e que cada vez a mais chefes e menos indios"!

Um abraco e bom fim de semana.

adrianeites disse...

obrigado!

na minha tasca tb ha qq coisa para este blogue!

cp's

Quint disse...

Obrigado aos que tiveram a gentileza de aqui vir recolher o prémio.
No fundo, meus caros, isto é o reconhecimento aqui do taberneiro que sem a vossa presença nada disto faria sentido.
Diabo... estou-me para aqui a explicar... enfim, acho que cada um adivinhará ou pressentirá o porquê do prémio... que não obedeceu só à lógica da visita...

Para quem andar distraído a Romi é a Euzinha... por isso, faz favor de a tratarem bem!!

Carol disse...

Índios eram (e são) os que vinham do interior para as nossas belas praias... MAs isto de dar sinónimos e significados À palavra, não interessa nada!
O que interessa é que estes senhores estão numa verdadeira luta pelo podera todo o custo e, pasme-se, já nem se dão ao trabalho de disfarçar!Cá para mim, e isto entre nós que ninguém nos ouve, parece que nenhum deles tem estatura moral para servir o País. Mas, nesse aspecto, somos um país de minorcas...

Miguel Ângelo disse...

Caro amigo Quintino, gostei da tua lição magistral sobre índios e da tua perícia em sentidos figurados. Deverias ser afinal e também professor de Língua poruguesa...
POST SCRIPTUM - Foste um dos contemplados do Adrianeites, na sua "tasca". Estás de parabéns e bom fim de semana.

antonio disse...

Obrigado pelo prémio. Quando me falam de prémios à sexta-feira penos sempre no euromilhões, mas este como é dado com amizade vale muito mais!

NINHO DE CUCO disse...

É absolutamente uma vergonha o que se passa com a política e os políticos neste País sem rei nem roque à beira-mar plantado. O que nos vale é haver quem denuncie e o Quint não deixa os méritos por mãos alheias.

SILÊNCIO CULPADO disse...

Os políticos que nos desgovernam estão a atirar os portugueses para um beco sem saída. Aqueles portugueses que vivem do seu trabalho e constroem, para si e para os seus, o que podem através do esforço e da cabeça erguida. Para esses não há lugar a menos que haja uma mobilização em torno de problemas comuns e essa mobilização conduza à criação de uma alternativa.

DS disse...

Agradeço muito o prémio. Bem que me ache pobre comentarista a nível de política e actualidade. Vale a intenção. É precisamente por isso que eu consulto este blog e outros, para me informar do que se passa de forma menos formal e descontraída.
Aproveito para agradeçer também as visitas e os comentários poéticos e para dar um beijinho porque estou de muito bom humor!

SIMPLESMENTE.... C disse...

Mim ser quase india.
Acho que mergulhei no aquário em vez de ir para o mar.
abracinhos...

Zé Povinho disse...

Começo por pedir desculpa pela ausência de comentários, mas como quem não trabuca não manduca, tenho dividido o meu tempo por duas actividades diferentes, o que me toma muito tempo, levando-me a ter que andar com o portátil às costas para poder arranjar material para o post diário. A seguir o agradecimento que se impõe pela nomeação.
Já os índios que não são indios, que podem votar num partido onde pontuam uns portugas que parecem verdadeiros índios, mas que também não o são, acho que desceram da Amazónia para outras bandas e estão aptos a votar, esperando-se que se abstenham de votar, em sinal de protesto pelo epíteto que lhes colocaram.
Um abraço do Zé

o guardião disse...

Por cá há tantos índios, ou melhor, gabirus. O espectáculo que deram foi elucidativo da elevação com que encaram a política.
Obrigado pela citação do meu bloguito e, devo afirmar que o seu prémio é inteiramente merecido.
Cumps

aryana disse...

Oh Quint
Ia lá eu imaginar, que depois de um óptimo jantar,com camarão frito picante e vinho verde"Só um pouquinho",ia ter aqui de sobremesa uma eloquente dissertação sobre Índios!!!
Estou a digerir...
Obrigada
Um abraço

Anónimo disse...

É um risco profundo e tremendo meter-se num negócio a desmoronar-se...Ai PPD/PSD!Quo vadis?

João Rato disse...

Quint
é merecido, vou ganhar o hábito de passar por aqui, tá-se, lá-se, lesse bem...
Parabens

Quintarantino disse...

A esta hora, malta, a azáfama que não há-de ir por esse País fora... conta, conta, conta...

Lampejo disse...

Quint,

As tuas palavras é faca que arranca o couro dos ossos
(a carne já arrancou!)
A finalização do texto é digna de quem sabe o que diz.

Boa noite homem, que amanhã te surjam mais palavras...

Obrigada pelo prêmio! Que iniciativa mais democrática.

Parabéns. E obrigada por me incluir

(a)braços...:)

Um Momento disse...

E cheguei:))
Não se livra de mim assim tão fácilmente:)))
Hoje convido para ir até ao "Momentos"
Chegadinha a casa de uma pequena estadia no hospital ( nada de grave )vim cheia de vontade de um tango dançar:)))
Dá-me a Honra desta dança??
( Sorrindo:)))))) )
Bom... e agora vou colocar a leitura em dia
Até já e... beijinho
(*)